O que é Inteligência artificial?
Se você usa alguma tecnologia com frequência, é bem provável que já tenha contato direto e até diário com alguma forma de inteligência artificial (IA). Chatbots de aplicativos, serviços como Alexa e Google Assistente, recomendações em sites de compras e reconhecimento de rostos em redes sociais como Facebook são alguns dos exemplos mais simples de inteligência artificial.
Mas o que significa inteligência artificial, de fato? É o que vamos explicar aqui. Boa leitura!
Qual o significado de inteligência artificial?
Em resumo, a inteligência artificial refere-se à capacidade de um sistema computacional de mimetizar funções cognitivas humanas, como aprendizado e solução de problemas. Essas máquinas são capazes de aprender com a experiência e realizar tarefas semelhantes às humanas, com múltiplas finalidades.
Deste modo, à medida que tecnologias como a IA continuam a crescer, elas terão um grande impacto em nossa qualidade de vida. É natural que hoje todos querem se conectar com a tecnologia de IA de alguma forma, utilizando robôs ou até mesmo com os smartphones.
Neste caso, a IA é chamada de “inteligência” porque possui a capacidade de armazenar informações e tomar decisões baseadas nisso, e artificial por ocorrer através de programas e algoritmos computacionais.
Usando a matemática e a lógica, um sistema de computador com inteligência artificial pode fazer previsões e executar ações baseadas em parâmetros nos dados existentes; além disso, ele é capaz de aprender com maior sofisticação.
Uma IA mais madura pode processar novas informações de maneira mais precisa e veloz, o que se torna útil em cenários mais complexos, como carros autônomos, assistentes virtuais e programas de reconhecimento facial.
Na verdade, a inteligência artificial trabalha com grandes quantidades de dados, que são combinados com algoritmos velozes, inteligentes e interativos, dando ao sistema a habilidade de aprender com os padrões encontrados nos dados.
Dessa maneira, ele consegue descobrir como entregar resultados precisos, ou o mais próximos disso, mostrando o poder das máquinas e o quanto os algoritmos conseguem resolver inúmeros problemas humanos.
Diversos campos da Inteligência artificial
Existem diversos campos sob o guarda-chuva da IA. Apresentamos alguns abaixo:
Machine Learning
O termo em inglês designa o processo no qual uma máquina consegue aprender sozinha através de exemplos e experiências prévias. O programa desenvolvido para esse tipo de IA não precisa ser específico, tampouco será estático, pois a máquina tende a mudar ou corrigir seu algoritmo como e quando for necessário;
Visão computacional
A visão computacional é um campo da ciência que por meio de softwares e hardwares identifiquem e processa imagens da mesma forma que os humanos.
Neural Networks
Redes Neurais Artificiais (RNAs) foram desenvolvidas com inspiração nas redes neurais biológicas (ou seja, o cérebro). As RNAs estão dentre as ferramentas mais importantes em Machine Learning no quesito de detectar padrões nos dados, que são muito complexos para um humano compreender e ensinar à máquina a reconhecer;
Deep Learning
A “aprendizagem profunda” ocorre quando grandes quantidades de dados são analisadas, para então o algoritmo repetir a atividade, a cada vez adaptando ou editando um pouco do que é feito para aprimorar o resultado obtido;
Cognitive Computing
O objetivo final da computação cognitiva é imitar o processo de pensamento do homem num modelo computacional. Isso pode ser feito com algoritmos autodidatas, reconhecimento de padrões por redes neurais e processamento de linguagem natural, permitindo que o computador mimetiza a forma humana de pensar;
Natural Language Processing
O processamento de linguagem natural está relacionado ao desenvolvimento de métodos que ajudam a nossa comunicação com máquinas usando a linguagem humana.
A inteligência artificial vem impactando quase todas as indústrias atualmente, e isso tende a crescer nas próximas décadas. Pesquisas extensas têm sido feitas ao redor do mundo, e acredita-se que a inteligência artificial será a força motriz de diferentes processos por um longo período no futuro.
Existe futuro para a inteligência artificial?
Como seres humanos, sempre fomos fascinados por mudanças tecnológicas e ficção, neste momento, estamos vivendo em meio aos maiores avanços de nossa história. E tudo indica que a IA “veio para ficar”.
A Inteligência Artificial surgiu como a grande novidade no campo da tecnologia em todo o mundo, mostrando que a tecnologia é capaz de trazer transformação na sociedade e contribuir com o crescimento econômico.
A inteligência artificial não está apenas impactando o futuro de todos os setores e de todos os seres humanos, mas também atuou como o principal impulsionador de tecnologias emergentes como big data, robótica e IoT.
Considerando sua taxa de crescimento, continuará atuando como um inovador tecnológico no futuro próximo, com mais desenvolvimento e novos produtos. Ainda que muitos sejam temerosos quanto ao futuro da inteligência artificial, a interação humana com as máquinas tem se mostrado positiva.
Mas qual o futuro da IA? Até onde chegará o desenvolvimento tecnológico? Essas questões ainda estão em aberto. Qual sua opinião?