Como fazer um bom marketing no Instagram?

Como fazer um bom marketing no Instagram?

  • Diego Augusto

  • Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home4/wilso841/sites/diegoaugusto.com/resources/themes/lucas-ferraz/single-blog-post.php on line 53

    Deprecated: Function utf8_encode() is deprecated in /home4/wilso841/sites/diegoaugusto.com/resources/themes/lucas-ferraz/single-blog-post.php on line 53
    Fevereiro de 2022

Como fazer um bom marketing no Instagram?

Fazer um bom marketing no Instagram requer um bom planejamento e o uso adequado de estratégias de marketing digital.


Como fazer um bom marketing no Instagram?

Você já deve saber o quanto o Instagram tem potencial para dar visibilidade para a sua empresa. Por isso mesmo, é muito importante fazer um bom marketing no Instagram, para aproveitar esse potencial, muito mais do que, simplesmente, aumentar curtidas no Instagram.

No entanto, é preciso que esse marketing seja executado de maneira correta. Não é possível aplicar as mesmas estratégias dentro e fora da rede social. Muito embora, elas se guiem pelos mesmos objetivos.

Isso pois o Instagram possui suas próprias métricas e perfis de usuários. Dessa maneira, suas estratégias precisam estar adaptadas a eles.

Assim, mostraremos quais são os procedimentos que garantem mais sucesso no Instagram. Fique com a gente.

Estabeleça metas para sua marca

Sua estratégia de marketing deve se iniciar pelas suas metas. Na verdade, todo processo deve começar assim. Dessa forma, você sabe para onde está caminhando. E como está indo.

Defina tudo aqui. Desde os formatos dos seus conteúdos até seus investimentos em anúncios.

Alguns objetivos que mais aparecem são: aumentar o reconhecimento da marca, melhorar a reputação, construir uma comunidade e aumentar as vendas. Além de conhecer melhor seus clientes e muitos outros.

As metas precisam estar alinhadas com as necessidades da empresa. Por exemplo, se os resultados de vendas estão adequados, talvez seja melhor focar em conhecer melhor seu cliente.

Para que suas metas sejam eficientes, elas precisam ser, relevantes, específicas, alcançáveis, mensuráveis e oportunas. Devem soar como as vendas devem aumentar 17%, através de publicidade paga, em 4 anos.

Tenha um público-alvo

Esse ponto é imprescindível. Isso pois ele é a diferença entre alcançar, ou não, as suas metas.

Uma atitude interessante é criar uma buyer persona. Ou seja, dar um rosto para o seu cliente típico, com todas as suas características. Assim, quanto mais você conhecer o seu consumidor, mais resultados terá com eles.

No entanto, você não deve cometer o erro de criar o seu cliente que pensa ser ideal. Foque nos dados e não em achismos. Para isso, você pode, por exemplo, usar as hashtags que os usuários associam ao seu negócio.

Olhe, de perto, os perfis que usam essas hashtags. E, assim, aprenda mais sobre quem segue essas contas. Quais suas reações e comentários. E o que eles mais curtem.

Esse entendimento ajuda a elaborar o perfil comportamental de suas personas. E será fundamental para montar suas campanhas.

Se atente a seus concorrentes

Para estar a par do que é tendência no marketing para Instagram, fique atento ao que seus concorrentes estão fazendo. Em primeiro lugar, descubra quem eles são e o que postam.

Em seguida, veja como eles interagem com os seus seguidores. Além de outras marcas e com os influenciadores digitais. Pesquisar as hashtags também dá uma dica de como eles são populares.

Além disso, veja o que falta neles. Isso te fará pensar em estratégias diferentes para a sua própria marca.

Assim, vale a pena inovar. Se os seus concorrentes postam imagens com estatísticas, opte por um conteúdo mais dinâmico, com vídeos, por exemplo.

Esse trabalho é bastante minucioso. Por isso, existem ferramentas de social listening ou de CRM para lhe ajudar com isso. Experimente algumas delas, para ver qual mais se adapta ao seu trabalho.

Crie um perfil para negócios

Você já deve saber que o Instagram possui dois tipos de contas. A pessoa e a de negócios. O último tipo oferece, assim, diversas vantagens. Como ver sua performance em tempo real e estatísticas sobre seus seguidores.

Assim, mude o seu perfil para comercial agora. E, além disso, siga algumas dicas, para deixá-lo mais profissional.

Em primeiro lugar, crie um bio com, até, 15 caracteres, destacando os pontos fortes do seu negócio. Depois, escolha uma foto adequada para o perfil. Respeitando o formato do Instagram.

Abaixo da sua bio, você deve colocar o link para o WhatsApp ou seu site. Isso gerará leads. E o seu perfil é o único lugar onde você consegue colocar links. Além dos stories, é claro.

Trabalhe o design do seu conteúdo

Conteúdo é fundamental em qualquer rede social. E isso se mostra, ainda, mais verdadeiro no Instagram. Os usuários estão atentos tanto às imagens quanto ao texto.

Por isso, a plataforma oferece diversos formatos de conteúdos, para o seu público. Use-os de maneira alternada, para atingir seu público-alvo de formas diferentes.

Mas, acima de tudo, pense no tema principal e na mensagem do seu conteúdo. Seu foco pode ser a cultura da empresa ou o entretenimento dos clientes, por exemplo.

Em seguida, decida os formatos de conteúdo. E são vários. Desde estatísticas, passando por vídeos curtos ou vídeos longos, como o IGTV.

Aqui, imagens ganham mais destaque, recebendo 27,55% mais curtidas que vídeos. No entanto, os comentários mantêm-se iguais.

Enfim, crie conteúdos diversos, para fazer testes. E monitorar os seus resultados, para saber quais funcionam mais.

Tenha uma estética com consistência

Depois de escolher o tipo de conteúdo, mantenha a sua estética, para que chame a atenção do público. Existem, alguns traços que geram mais resultados.

Tons claros, por exemplo, obtêm 24% mais curtidas. Tons azulados, em relação aos vermelhos, têm desempenho 29% melhor. E imagens com alto nível de texturas, obtêm 79% mais curtidas.

No entanto, esses dados não devem se sobrepor a sua identidade visual. Prefira ater-se às cores da sua própria marca, para ser reconhecido em todos os meios.

Além disso, todas as suas postagens precisam passar a noção de unidade. Use as predefinições do Instagram para isso, se preciso.

Elabora um calendário editorial

É necessário que você entregue conteúdos com regularidade. Seu público demanda novidades. E a média é cruel, com 1,5 postagens diárias. Para mantê-la, você precisa de um calendário editorial.

Esse calendário pode estar associado a serviços que agendam postagens, para facilitar a sua vida. Além do agendamento, essas ferramentas podem te brindar com estatísticas e insights sobre os melhores horários para as suas publicações.

Faça sua audiência crescer

Você precisa separar um tempo para dedicar-se a esse aspecto. Uma forma orgânica de fazê-lo é seguir influencers com relevância. Desde que eles tenham ligação com a sua esfera de influência.

Assim, você deve engajar-se em seus conteúdos. Com comentários, curtidas, compartilhamentos e outras ações.

Hashtags também ajudam aqui. Isso pois tendem a atrair seu público-alvo. Desde que você se atenha a usar, apenas, as que são relevantes e façam sentido para seu produtos, é claro.

Usar promoções pagas, também, é uma alternativa. Na verdade, o ideal é combinar estratégias pagas e orgânicas.

Transforme seguidores em clientes

Não apenas, consumidores. Mas clientes. Aqueles que compram regularmente e podem se tornar seus fãs e divulgadores.

Assim, você deve promover os seus produtos. Não em exagero, como falamos, mas de forma a mostrá-los ao mundo.

Você pode fazer lançamentos no Instagram ou promoções, apenas, para seus seguidores. Isso dá resultados, acredite.

Também invista nos CTAs. Incitar seus seguidores a fazer um cadastro ou visitar sua página de vendas, tende a surtir, exatamente, as ações que você deseja.

É interessante que você estude quais CTAs e gatilhos mentais funcionam com seus clientes. Tanto na teoria quanto com experiências em suas postagens.

Como dissemos, as estatísticas são fundamentais. Preste atenção às reações dos seus clientes. Assim, você vai deixar de lado o que não funciona e replicar o que está dando resultados.

  • Compartilhe
Diego Augusto

Diego Augusto

Apaixonado por tecnologia, trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor full stack.
Sou especialista em desenvolvimento de sistemas, sites e arquitetura serverless.

Outros artigos