O que é Cloud Computing?
O que é Cloud Computing? Criar uma infraestrutura de TI para uma empresa pode ser um negócio real que exige investimentos financeiros significativos, tempo, espaço, recursos humanos e manutenção constante.
Por outro lado, nenhuma empresa hoje pode prescindir de um sistema de informação estruturado para gerenciar produção, dados, compras, vendas, administração e todas as demais atividades necessárias ao funcionamento da própria empresa.
Uma solução alternativa, que reduz significativamente os custos e os tempos de configuração, é a Cloud Computing, uma facilitadora quando o assunto é gestão de ativos de TI.
Neste artigo tentamos entender melhor em que consiste a Cloud Computing, o que é um provedor de nuvem como esse, para que serve, quais as vantagens da Cloud Computing e quais podem ser os possíveis riscos desse novo sistema de inteligência artificial. Leia conosco e saiba o que é Cloud Computing, vamos lá!
O que é Cloud Computing?
Cloud Computing – em português “computação em nuvem” – é uma tecnologia que, por contar com um servidor remoto, possibilita o uso de ferramentas de software e hardware localizadas em outros lugares, sem necessariamente estarem no mesmo local ou próximas entre si, ou seja, um funcionamento baseado em sistema de nuvem.
Em essência, a Cloud Computing consiste, portanto, na prestação de serviços de cálculo, gerenciamento e operação oferecidos por um provedor de serviços a um cliente. Aproveitando a web, é claro, totalmente em nuvem.
Embora, explicando em palavras, possa parecer uma tecnologia complicada e desconhecida, na realidade a Cloud Computing faz parte do nosso cotidiano há vários anos: usamos para enviar um e-mail, assistir a um filme em streaming, ouvir uma música ou arquivar documentos.
Os recursos oferecidos pela nuvem são múltiplos. Praticamente todas as operações que uma empresa ou qualquer pessoa realiza diariamente podem ser movidas para a nuvem, virtualizando essas operações.
As vantagens são inúmeras: em primeiro lugar, você economiza consideravelmente, porque só paga pelo que usa e evita a instalação de máquinas caras. Além disso, a nuvem é escalável e flexível, para que você possa alterá-la várias vezes ao longo do tempo, atualizando-a de acordo com as novas necessidades de negócios.
Quando um sistema de Cloud Computing é usado?
Já sabemos o que é Cloud Computing, mas e quando é usado? Além de armazenar uma grande quantidade de dados, a nuvem permite fazer backups para restaurar as informações, garantindo assim a segurança dos dados.
Além do uso diário que todos podem fazer dela de forma privada, a Cloud Computing representou uma verdadeira revolução para as empresas, das menores às mais estruturadas.
Com a Cloud Computing, é possível, de fato, criar novos aplicativos, hospedar sites ou blogs e transmitir em streaming, oferecer serviços on demand (sob demanda) ou analisar dados para derivar modelos estratégicos e planos de produção.
Quais são as características da Cloud Computing?
- Autonomia;
- Amplo acesso à rede sob demanda;
- Agrupamento de recursos;
- Elasticidade e velocidade;
- Mensurabilidade.
Tipos de Nuvem: Público Privado e Híbrido
Realmente existem diversos tipos de nuvem dentro da computação, mas de forma geral, todas elas podem ser classificadas entre três linhas distintas, as quais são: privadas, públicas e híbridas. Explicamos abaixo como cada uma delas funciona, leia:
- Cloud Computing pública: essas nuvens estão ligadas a um tipo de provedor que fornece vários recursos de computação via navegação da web. Entre os serviços de rede pública mais conhecidos, estão: Amazon Web Services, Alibaba Cloud, Microsoft Azure, Google Cloud;
- Cloud Computing privada: neste caso, estamos falando de nuvens utilizadas tanto por pessoas físicas quanto por empresas. Esse tipo de nuvem é utilizada fisicamente na sala data center de uma corporação, além de também poder estar armazenada em um local seguro e funcionar remotamente. Quando comparamos com nuvens que são naturalmente públicas, essas redes privadas oferecem maior qualidade, potência e, principalmente, maior segurança. Assim, querendo ou não o resultado é esperado: os valores são superiores;
- Cloud Computing híbrida: por híbrida, entende-se uma cloud computing que funciona como mescla dos dois últimos sistemas mencionados, ideal para empresas que precisam de maior versatilidade de opções.
Quais são os serviços de Cloud Computing?
- Infrastructure as a Service (Iaas): este é o modelo básico e mais popular. Consiste em máquinas virtuais com espaço de servidor virtual, conexão web, largura de banda, endereços IP e balanceadores de carga. O hardware pode ser colocado em diferentes data centers. Os usuários, em essência, alugam a infraestrutura de TI, ou seja, servidores e máquinas virtuais, geralmente pagando conforme o uso;
- Platform as a Service (PaaS): este modelo oferece aos desenvolvedores uma plataforma para construir aplicativos e serviços na web. Os usuários finais podem acessá-lo normalmente por meio de seu navegador;
- Software as a Service (SaaS): por meio desse tipo de serviço em nuvem, os usuários acessam o software via web. Nesse caso, o serviço é comparável a uma forma de aluguel, e não a uma assinatura.
Bem, agora que já sabe o que é Cloud Computing, analise a possibilidade de poder implementar uma rede privada para sua empresa e garantir maior excelência no armazenamento de dados empresariais. Até a próxima!